Estudos


8 MANEIRAS DE FAZER FLUIR A SUA CRIATIVIDADE


Se, como o autor de Eclesiastes diz, não há nada novo sob o sol, por que outras pessoas parecem sempre apresentar tantas idéias novas e criativas para seus programas com as crianças? Na verdade, há de fato pouquíssimas idéias criativas novas. Muitas vezes, o truque é emprestar idéias de outras pessoas e redesenhá-las de forma criativa. Apresento oito maneiras de copiar essas idéias e utilizá-las com proveito a fim de poder desenvolver melhor o programa para as crianças em seu ministério.

1. Compre revistas.

Pesquise revistas dirigidas a mulheres, crianças, trabalhos manuais e culinária. Faça xerox dos artigos interessantes e coloque-os em prática o mais breve possível em seu ministério.

2. Arquive sugestõesArquive sugestões que poderão ser usadas no futuro. Colecione sugestões de trabalhos manuais, jogos, receitas, atividades e assim por diante. Mesmo se você não estiver segura de como usar uma idéia, guarde-a para uso posterior.

3. Visite outros grupos.
Observe as classes nas escolas locais. Visite clubes de crianças como, por exemplo, os escoteiros. Procure saber o que outras igrejas estão fazendo. Muitos professores e líderes de grupos terão prazer em partilhar suas melhores idéias.


4. Busque nova utilização para objetos comuns.

Abra as portas dos armários de sua cozinha e pegue qualquer utensílio. De quantas formas este objeto pode ser usado além do óbvio? Pode ser um prato de alumínio que se transforme em címbalo, chapéu, ou disco voador. Exercite-se no buscar novos usos para objetos comuns. O que você pode fazer com guarnições de portas e janelas? Ou no que pode se tornar um saco cheio de papel picotado do escritório? Anote suas idéias e mantenha-as no seu arquivo.

5.Troque idéias com outras pessoas:Reúna-se com uma ou duas pessoas e abra seu arquivo. Diga: "Tenho aqui um artigo excelente a respeito do uso de balões nos projetos de ciências. Como poderemos relacionar este conteúdo com próximas lições ou atividades?" Não exclua qualquer que seja a idéia. Antes, tente incluí-la ou modificá-la até chegar a uma nova grande idéia que todos aprovem.


6. Observe as crianças brincarem.

Observe as crianças brincando em um parque e veja que jogos elas inventam enquanto brincam. Uma nova forma de jogar algum jogo conhecido pode ser criada em sua vizinhança e você será o primeiro a conhecer as regras! Então considere como poderá usar essa nova idéia em sua programação.

7. Converse com as crianças.
Isto pode parecer óbvio - você trabalha o tempo todo com elas. Mas as crianças são criativas sem nem mesmo pensar a respeito. Inclua algumas crianças em seu empreendimento de "olhar as coisas sob uma nova perspectiva". Faça o jogo de descobrirem o uso mais inusitado para objetos simples. Pergunte às crianças o que elas acham de sua programação atual. Como poderia melhorar? O que elas apreciam e o que não? Se elas estivessem no comando, o que fariam de forma diferente (além de comerem sorvete todas as semanas)? Leve a sério a contribuição delas. As crianças são seus melhores críticos e os aliados mais criativos.

8. Crie lições multissensoriais.
Você pode não ser capaz de levar seus alunos para as entranhas de um grande peixe, mas se meterem sob uma mesa com uma toalha durante a história pode acrescentar algum efeito. Ouvir a respeito de Jesus deitado em sobre uma esteira de palha assume um significado diferente quando as crianças estão sentadas sobre um monte de palha que provoca coceiras. Visualizar as 5.000 pessoas alimentadas por Jesus é muito fácil, se a sua lição ocorrer no centro de um estádio. Ainda uma palavra final de incentivo: Quanto mais você exercitar sua criatividade, mais fácil isto se tornará. Não há limites!


RESUMINDO:Não há limite para o que sua imaginação pode produzir. Simplesmente tire tempo para permitir-se ser criativo. Lembre-se de que quanto mais você pratica sua criatividade, mais fácil ser-lhe-á essa empreitada.





Gente o estudo para as nossas vidas é fundamental

e todos os dias precisamos aprender, para saber ensinar....
Bons Mestres dedicam a sua vida ao aprender para ensinar...

Este livro fala sobre a Pedofilia, infelizmente isso acontece cada vez mais frequente.
Oro ao Senhor para que isso acabe de vez, mais infelizmente neste mundo estamos sujeitos a tudo.

Quero dedicar este livro a vocês, espero que seja para o seu crescimento...
Bjim!!!!

Ai está o link para ler o livro:
http://www.montesiao.pro.br/downloads/infantis/PEDOFILIA.pdf









Liderando nossa geração no lar, igreja, escola e sociedade

Nas Sagradas Escrituras encontramos diferentes exemplos de homens e mulheres que exerceram liderança em uma geração. Ou seja, investiram toda uma vida por mais de 40 anos e deixaram uma herança para sua família, sua nação e para o mundo. Em Gênesis 5 podemos ler sobre o impacto de uma geração sobre outra até chegar a Noé. Líderes como Abraão que creu em algo melhor para seus descendentes, como José, Moisés, Josué, Calebe, o Rei Davi e muitos outros. Eles ganharam o respeito, a admiração e a lealdade de seus seguidores a quem serviram enquanto tratavam com suas limitações e as venciam. A falta de recursos, o desalento e a solidão não os impediram de conquistar impérios, tomar cidades, ganhar batalhas e serem a mensagem vivente de Deus para deixar um legado a sua geração.

O caráter de uma nação é a soma do caráter de seus cidadãos. Talvez não possamos influir sobre toda a nação, mas podemos formar aqueles que chegarão a influir sobre ela. Só o caráter de Jesus Cristo permanecerá para sempre, o resto terminará; isso implica no desafio de ser um líder modelo com os diferenciais que Deus tem para nossa vida. O chamado não é uma tarefa de curto prazo, o chamado é para influir direta e intencionalmente até a terceira geração. Dt 6:2,10 – Sl 78.

Para liderar uma geração é necessário ter uma visão de longo prazo. Onde está focada sua influência? Qual a mensagem de vida que você está construindo enquanto passam os anos? Como você a direciona? Quanto tempo levará esta mensagem? Qual será seu legado a suas futuras gerações? No caso dos pais de família: Qual a influência que vocês têm sobre seus filhos? Observe a obediência deles e como ela aumenta quando chegam na adolescência. Vocês gozam de credibilidade e confiança para que eles possam aprender com vocês? Quais são os limites de sua influência?


O PERFIL DO LÍDER

Sua identidade tem características como: respeito, experiência, força emocional, destreza nas relações com as pessoas, disciplina, visão, iniciativa, impulso, conhecer o momento oportuno, integridade, responsabilidade, determinação, perseverança, paciência, humildade. A lista pode continuar e alguém pode perguntar: Onde estão os líderes? Nos modelos bíblicos emergem os princípios bíblicos manifestando auto-governo ao colocar a alma debaixo de disciplina e admoestação do Senhor, mordomia ao tratar com a propriedade e a administração da consciência, o pacto quando vemos como suas vidas giraram em torno da relação com equipes de trabalho e com grupos de pessoas.

1.1 Um modelo digno para imitar. A obediência como resultado da liderança na vida de Josué. Que líder é capaz de obter e ganhar resultados de obediência como Josué?

ANTES - Números 13,14 DEPOIS - Josué 1:16-18
Não gozava de credibilidade Gozava de toda credibilidade
Ninguém cria nele ... faremos tudo quanto nos ordenaste
Ninguém o seguiu Aonde quer que nos enviares iremos
Ninguém o respeitou Como em tudo... obedeceremos a ti.

Como podemos obter resultados tão impressionantes como estes? Que os filhos, alunos, membros da igreja e os cidadãos respondam voluntariamente dessa maneira!

A liderança implica na sabedoria de ser antes de fazer, não se impõe, se reconhece. Não se recebe por função, se conquista por amor, serviço, dedicação, paciência e perseverança. É o fruto de boas sementes regadas com oração, auto disciplina, auto formação (atitude de aprender), perseverança, capacidade de inspirar com a visão de Deus e disposição de vivê-la. Por exemplo, o processo, poço, prisão e palácio na vida de José. Esta foi sua escola. Gênesis 37-50. Salmo 37:3-9; Gênesis 8:22; Tiago 5:7-11. Deuteronômio 32:29.


PARA QUE A IGREJA POSSA LIDERAR UMA GERAÇÃO NECESSITA
  • Ter a Jesus como cabeça da igreja.
  • Andar em unidade
  • Manifestar ao mundo o caráter de Cristo por cima do contexto e da cultura.
  • Ter os fundamentos apostólicos.
  • Ter a estratégia de alcance para cumprir o mandato de Cristo e resistir a ameaça pelas pressões sociais, ideológicas e diabólicas. Efésios 4,5 e 6.
  • Estar no ALTAR. Que relação existe entre as pessoas que participam de seus projetos e do altar?

    As escolas cristãs necessitam de apoio em oração, diretores, professores e todo o pessoal, unido aos pais de família que incendeiam e preservam um espírito de fervor a Deus crendo que Sua mão está sobre o projeto. Suas peças estão preparadas, seus tempos determinados etc. Quando uma equipe de trabalho inicia sua relação, à medida que trabalham juntos vão pressionando-se mutuamente e assim vêm à tona as debilidades de caráter.
    É nesse momento que a oração nos conecta mutuamente em um ponto santo do nosso ser, cria em nós uma estima mútua, quando estamos no Altar onde oramos e adoramos. Quando se insiste em planejar, executar e supervisionar na atmosfera do lugar santíssimo, os níveis de acoplamento são superiores.
    Em Êxodo 3:7 lemos: "Certamente vi a aflição do meu povo, que está no Egito, e OUVI O SEU CLAMOR por causa dos seus exatores. Conheço-lhes o sofrimento". Pergunto-me: Qual é a intensidade do meu clamor e sem ser severo, às vezes minha oração é mais um desfile de queixas e argumentação de minha justiça própria, a recitação de uma lista de pedidos do ponto de vista do meu benefício, da minha reivindicação. Tudo isto é pobre quando comparamos com "venha o teu reino, seja feita a tua vontade, se não é possível passar este cálice de mim, sem que eu beba"..., etc.
    Há convicções no espírito que só nascem na presença do Senhor, por exemplo: SE DEUS NÃO ME TIRAR DAQUI, NINGUÉM ME TIRA. SÓ DEUS PERMANECE PARA SEMPRE, OS PROBLEMAS NÃO. ACIMA DE TUDO, DEUS SERÁ GLORIFICADO. DEUS E EU ESTAMOS NUM PROJETO, E NÓS DOIS SOFREMOS O CUSTO DESTE PROJETO. JEOVÁ EDIFICA A CASA, ENTÃO NÃO TRABALHAMOS EM VÃO. ISTO TEM UMA APARÊNCIA BOA PORQUE DEUS NOS MANDOU FAZÊ-LO. EM RESUMO, O ALTAR.

PARA LIDERAR UMA NAÇÃO DEVE-SE TER EM MENTE ESTABELECER O REINO DE DEUS NA TERRAIsaías 54
  • A comunidade evangélica deve proporcionar direção em toda ordem social. Mt 5:12-16.
  • Deve impregnar o mundo do trabalho, dos negócios, a educação, a ciência, a política e toda a expressão da vida cultural como um serviço criativo a Deus e ao próximo.
  • Deve indicar ao homem o uso eficiente de sua energia para que o nome de Cristo seja glorificado.
  • Deve manter a visão de um mundo onde o gozo do Senhor seja devolvido aos homens.

PARA ENFRENTAR O DESAFIO COM CAPACIDADE DEVE-SE QUESTIONAR O MÉTODO E ENFOCAR UMA VIDA ATRAVÉS DE PRINCÍPIOS BÍBLICOS. João 15:10-17
  • Não se trata de ser capaz, mas trata-se de ser capacitado. Mt 28:16-20; At 1, 2.
  • Não se trata de ter interesse, trata-se de ter amor e obedecer à demanda de Deus. Jo 21:15-18.
  • Não se trata de alcançar um posto importante, trata-se de servir com disposição e ânimo voluntário, com iniciativa, submissão e autoridade. Rm 12, 13.
  • Não se trata de cumprir uma série de funções, atividades e procedimentos, trata-se de desenvolver competências como traços de caráter para funcionar corretamente. Lc 17:10.
  • Não se trata de ter pequenos vislumbres de boa intenção, trata-se de desenvolver toda uma vida consistente com a mensagem de Deus. Gl 4:1-20


José Castellanos Maldonado





Integrando princípios de caráter na Escola Cristã: da equipe até o currículo


O PONTO DE PARTIDA É ESTABELECIDO POR DEUS
Os princípios bíblicos são verdades irrefutáveis da Palavra de Deus. Estão presentes na nossa vida e se cumprem ainda que não os conheçamos. São sementes de verdade e conhecimento. Sua aplicação é universal e não está sujeita ao espaço e ao tempo. Em Gênesis 1:1 lemos que: "No princípio criou Deus os céus e a terra." Noah Webster define a palavra princípio como: "a causa, a fonte ou a origem de qualquer coisa; de onde as cousas procedem".

No momento em que Deus criou os céus e a terra se estabeleceu o seguinte:
  • A origem de todas as coisas e todo o conhecimento científico está concentrado na criação. Romanos 1:19-25; Salmo 19:1-6; Colossenses 1:16; 2:2-10; Provérbios 8:22-30.
  • Deus expressa sua natureza em tudo o que Ele criou, o selo do criador está na criação.
  • O universo é regulado mediante leis invisíveis e algumas delas mais tarde se manifestam de forma visível por meio de expressões simbólicas através da química, da física, da matemática. Colossenses 1:16
  • A estrutura da terra e seu meio ambiente foram projetados para o início e desenvolvimento dos seres vivos. O reino mineral, o reino vegetal e o reino animal.
  • Os ecossistemas, suas ligações e processos estão cuidadosamente ordenados para funcionar harmoniosamente por si mesmos.
  • A criação revela a sabedoria, a inteligência e o conhecimento superior de seu criador.
  • Os princípios bíblicos que são uma expressão da natureza de Deus, estão presentes na criação como verdades fundamentais que vão cumprir-se tal como as leis invisíveis regulam os fenômenos naturais e os fenômenos sobrenaturais.
    Paulo afirma que Cristo estava no momento da criação e ali Deus colocou um segredo relacionado com Cristo. Tudo foi criado por Cristo. Tudo que foi criado subsiste por Cristo. Cristo é a expressão visível de Deus. Conhecê-Lo é encontrar a fonte de todo o conhecimento, de toda inteligência e sabedoria. Paulo afirma que todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento estão em Cristo e que sua meta é apresentar todo homem aperfeiçoado em Cristo. A única forma de fazê-lo é descobrindo os traços de caráter da pessoa de Cristo, descobrindo sua identidade, descobrindo a verdade que há Nele e ao fazê-lo, o homem encontra sentido global em sua vida em relação à criação, em relação ao conhecimento, às ciências e às artes, em relação às demais pessoas, em relação com suas origens como indivíduo e como nação.

O SIGNIFICADO DE INTEGRAR OS PRINCÍPIOS DE CARÁTER À ESCOLA CRISTÃ
Quando o cenário da criação estava terminado, com seus ciclos de auto manutenção, auto sustentação e em perfeito estado, Deus cria o homem e lhe delega autoridade para que governe, subjugue e domine a criação. O homem começa a descobrir, a relacionar, a classificar, a nomear, a diferenciar, a analisar, a representar, a inter-relacionar tudo o que foi criado com os padrões de pensamento de Deus. É assim que chegamos ao ponto de realmente poder descrever os princípios bíblicos como expressão da mente de Deus colocada na mente do homem.
Com a perda do relacionamento com Deus, o homem perde também a capacidade de conectar-se com os padrões de pensamento de Deus para poder cumprir o mandato de subjugar e dominar a criação. O homem formula suas próprias idéias, procura interpretar sua existência e a de todas as coisas, criando um profundo vazio entre a criação, a sabedoria, o conhecimento e o criador.

Falar de integrar os princípios de caráter na escola é uma tarefa que pode representar-se da seguinte forma:
    Integrar é recuperar, voltar a, restaurar algo perdido, reclassificar as peças soltas e colocá-las na ordem devida, segundo Noah Webster. Daí então tem sentido a função do lar e da escola cristã, ao responderem ao seu chamado de participar da restauração de todas as coisas. É descobrir Cristo e suas verdades sob a criação e apresentá-las harmoniosamente aos alunos, para trazê-las a suas mentes e seus corações, dando a conhecer o segredo de Deus que está em tudo o que foi criado. Não é incorporar um curso de educação cristã, é viver o curso da educação cristã. É colocar intencionalmente e sistematicamente os padrões de pensamento de Deus em forma de pequenas sementes, que ao inter-relacionar-se com o espírito da criança e com o Espírito Santo germinam e vão crescendo para produzir frutos que se traduzem em ações de conduta, para que os homens, vendo nossas boas obras, glorifiquem a Deus.

INTEGRANDO OS PRINCÍPIOS DE CARÁTER À EQUIPE. Daniel 12:3
O chamado do mestre. A Identidade do mestre. O coração do mestre. A mente do mestre. A apresentação do mestre. A representatividade da autoridade delegada. A recompensa do mestre. A preparação do mestre. O novo perfil do mestre cristão que raciocina com os padrões de pensamento de Deus.

Referências bíblicas: I Cor. 5:17; Atos 17:28; Ef. 1:4-6; II Cor. 5:21; II Pedro 1:3,4; I Cor. 1:26-30; II Tim. 1:9; II Tes. 1:11; Heb. 3:1,2; II Pedro 1:5-10; Ef. 1:17-23; I Tim. 1:5; I Reis 8:36; II Crônicas 17:7-9; Atos 22:3; Gálatas 4:1,2; João 15:5; Tiago 3:1; Mateus 18:3-6; 5:19; 25:21; Salmo 28:8; I João 2:27.

INTEGRANDO OS PRINCÍPIOS DE CARÁTER AO CURRÍCULO
    O que significa o currículo: uma pista de corrida (as disciplinas ou matérias expressadas em um plano geral de estudos), o caminho estreito e o caminho largo (os objetivos, as atividades de aprendizagem e a gradação), como correr a corrida com paciência (a metodologia, as técnicas, os recursos didáticos), como chegar à meta com a tocha vitoriosa na mão (a avaliação e a análise dos resultados).

    Os princípios bíblicos: são como uma bússola, os valores cristãos são o mapa, os traços de caráter que se ensinam são as sinalizações que devem ser respeitadas na estrada e os que se integram à vida de cada indivíduo passam a ser parte do motor que impulsiona a viver a geração piedosa que Deus está formando para transformar nossas nações.

Referencias Bíblicas: Heb 11,12; Col. 2:1-8; 1:15-16; Rom. 11:36; I Cor. 3:11; Mat 13:33; 12:35; Prov. 27:17-19; Atos 17:2 -12; Isaías 1:16-20; Efésios 3:14-19; Mat 16:13-18; Fil.1:1-10; Rom. 10:17; Mat 7:29. Deut 6, Gên 6-10.

José Castellanos Maldonado










O Evangelismo de Crianças



 Manual do Professor -

FinalidadesSalvação, Crescimento e Serviço

O PROFESSOR - Evangelista de Criança

  Necessidade Básica - experiência clara de salvação e certeza da salvação.

  Características de um Bom Professor:

a. Dedicado e chamado por Deus.
b. Ama e compreende as crianças.
c. Tem visão da necessidade de ganhar as crianças para Cristo.
d. Tem senso de responsabilidade: não falta, é pontual.
e. Separa tempo para a preparação de sua aula.
f. Vive uma vida Cristocêntrica.
g. Dá bom exemplo em sua vida diária.
h. Depende da oração, do Espírito e da Palavra de Deus.
i. Não desanima facilmente.
j. Está pronto a ouvir as sugestões e idéias de outros.
l. Espera resultados na vida de seus alunos.
 

COMO LEVAR UMA CRIANÇA A CRISTO

Métodos:

Deve ser falado sobre o Plano de Salvação a toda criança que não recebeu a Jesus ainda. 

Mesmo depois da conversão a criança deve estar sempre ouvindo sobre o Plano de Salvação 
(de preferência que em todo estudo se introduza alguns deles, ou todos se for possível).
 
Mensagem do Plano de Salvação:

1- Deus é Criador, Santo, Justo e Amor. Jo 3:16
2- Jesus, o único e perfeito Filho de Deus. Rm 5:8
3- Todos somos pecadores. Rm 3:23
4- Jesus morreu em nosso lugar, derramando seu sangue por nós. 1Co 15:3
5- O Salvador ressurreto e exaltado.1Co 15:4
6- A salvação é um presente que precisa ser recebido. Rm 6:23
 
Pode ser mostrado como abaixo ou também como o Espírito Santo te tocar:
 
Há cinco degraus que nos conduzem à salvação. É necessário subí-los se quisermos ser salvos:
 
1- Sou pecador - Rom.3:23 "Todos pecaram e carecem da glória de Deus."
 
2- Deus me ama - Jo 3:16
"Deus amou tanto o mundo, que deu o Seu único Filho, para que todo aquele que nele crê não morra, mas tenha a vida eterna“.
 
3- Cristo morreu por mim - 1Co 15:3 "Cristo morreu pelos nossos pecados... foi sepultado e ressuscitou..."
 
4- Eu aceito Jesus - Jo 1:12 "A todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus;
 a saber: aos que crêem no seu nome."
 
5- Tenho a vida eterna - Jo 11:25 "Quem crê em mim, ainda que morra, viverá."
 

O CONVITE PARA A SALVAÇÃO

Chamado também de apelo, consiste em se dar oportunidade a criança de se apropriar do

 Presente da Salvação (ítem 5 acima). O Espírito Santo age na vida da criança, operando o novo nascimento. 
O convite para a criança receber o Salvador, seguido de uma ação visível,
é o elo para se identificar àquela que está interessada e precisa de ajuda.
 Não deve ser algo que emocione, assuste, pressione ou persuada a criança.
 
apelo possui algumas características que devem ser observadas:
 
 Deve ser claro, curto, pessoal, bíblico e positivo.
 Deve ser compreensível à criança e coerente com o fato da história e os demais pontos da Mensagem da Salvação.
 
 Deve ser num ambiente em que esteja tudo calmo e organizado, para que não haja interrupções.
 
 Deve haver uma manifestação visível por parte da criança, com gesto ou palavra.
 

LIÇÃO BÍBLICA

A Lição Bíblica é o conjunto de fatos bíblicos aplicados à vida do aluno, ensinamentos que motivem à mudança de comportamento.
 
Cada aluno tem uma necessidade específica e a lição bíblica deve oferecer ensinamentos espirituais 
que o atinjam individualmente. Por isso, o conteúdo da lição deve atingir os dois tipos de alunos que freqüentam a classe: 
os salvos e os não-salvos.
 

LEIS QUE REGEM O ENSINO

1- Lei do Desenvolvimento - é a ordem lógica no aprendizado, quando há tempo para tudo.
Por ex: um bebê recebe leite, papinha e sucos, para depois chegar à comida sólida;
a criança precisa conhecer os números, aprender a somar para dominar depois a multiplicação.

 Assim também na vida cristã, é preciso aprender primeiro a Mensagem da Salvação,
 levando a criança a receber o Salvador, para depois dar-lhe a segurança e encaminhá-la no andar com Cristo.
 
2- Lei do Exercício - é aprender fazendo; colocar em prática o ensino, sempre que possível.
 Por ex: se na aula foi mencionado o ensino sobre a oração, planeje um tempo extra para as crianças 
se reunirem para orações específicas.
 
3- Lei do Efeito - é a satisfação em aprender; o ensino apresentado de forma agradável que proporciona prazer em repeti-lo.
Por ex: se a lição proporcionou o desafio de falar de Cristo para um coleguinha e a criança ao fazê-lo foi ridicularizada, 
cabe ao professor evitar o desânimo, elogiando seu esforço e estimulando-a a tentar novamente.
 
A lição bíblica deve conter verdades que levem o aluno não salvo a conhecer o Salvador e orientem também o salvo, na vida cristã.
 

PREPARAÇÃO E APRESENTAÇÃO DA LIÇÃO

Para uma boa preparação da lição devemos separar tempo para estudá-la e orarmos por nós mesmos. 

Orar para que o Espírito Santo nos torne sensíveis aos ensinamentos contidos na lição a ser estudada. 
E se for uma passagem já conhecida, que Ele a renove para nós.
 Lembre-se de que Ele é o Autor do Livro e conhece nossas necessidades bem como as de nossos alunos.
 
Devemos preparar toda a lição a ser apresentada, assim como materiais que utilizaremos.
 
Ex.: flanelógrafo, cartazes com cenários para a lição, cadernos ilustrados, etc.
 
Orar por você, pela lição em si e pelos seus alunos.



Igreja, pais e o ministério infantil


Jesus, em vários momentos da Bíblia, valorizou e deu grande importância às crianças (Mt 18.1-5; Mc 10.14).
 Ele disse também (João 21.15) para Simão Pedro apascentar, instruir, doutrinar os seus cordeiros...
 ou seja, as crianças, já que cordeiro é o filho ainda novo da ovelha.

Mas o que vemos hoje é que as crianças têm sido mais instruídas e valorizadas pelo mundo,
 que como sabemos jaz no maligno e o que é mais preocupante é que elas não têm sido apascentadas por muitos pais e igrejas.

Em muitas igrejas as crianças são deixadas em segundo plano. 

A igreja investe em missionários, seminaristas, músicos, mas não em líderes e professores para o ministério infantil
 e também não há critério algum para escolha daquelas pessoas que estarão pastoreando o coração de nossas crianças 
e não apenas trabalhando como babás, como muitos pensam.

Trabalhar com crianças, como em outros ministérios, requer chamado e unção de Deus
 e também preparo, pois temos que ter plena consciência de que quando trabalhamos
 com crianças estamos não só influenciando vidas, mas ajudando a formá-las.
 Pastorear as crianças é assunto sério, pois Jesus nos alerta em Mateus 18.6 para não fazermos tropeçar nenhum dos pequeninos.

O que percebemos é que falta interesse e apoio de muitos pais,

 que se preocupam apenas com sua vida espiritual e que não valorizam o ministério infantil,
 achando que ele existe apenas para que eles consigam assistir o culto sem serem incomodados. 
Em virtude disto, não cobram de seus líderes, não sabem quem está pastoreando
 seu filho e nem sabe o que o ministério infantil faz quando está com as crianças e do que o ministério precisa para realizar seu trabalho.

Os pais precisam abraçar, participar, se envolver nas atividades do ministério infantil

 de sua igreja, pois a desatenção dos pais em relação à vida espiritual do seu filho vem abrindo brechas para ação de satanás.

A Igreja precisa valorizar e investir na estrutura da igreja para receber as crianças e também em seus líderes e professores
 e rever seus conceitos e valores em relação ao ministério infantil que é tão especial e fundamental para a Igreja de Cristo,
 pois fazendo uma reflexão, é mais fácil “construir” uma criança nos caminhos do Senhor do que “reformar” um adulto.

Dra. Liana Cristina M. Carneiro Costa

Líder do Ministério Infantil da Comunidade Reviver em Cristo em Divinópolis (MG)

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